Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

PROJETO: OS TRÊS PORQUINHOS (Squeak Etoys)


PROJETO: OS TRÊS PORQUINHOS
 
Justificativa
 
Com a finalidade de contribuir para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 2º ano será utilizado como recurso, à história dos três porquinhos e reconto desta história – a verdadeira história dos três porquinhos-, uma vez que o trabalho com histórias torna-se um amplo espaço de significações aberto as emoções, realidade e a imaginação.
Sendo assim, pelo encanto que produzem e pela importante função afetiva que tem para as crianças, é que os contos merecem ser trabalhados durante todo ano letivo, como incentivo para leitura.
A relevância do trabalho com narrativas se caracteriza pela possibilidade de conhecer, construir e contar boas histórias.
A proposta deste projeto é que os alunos conheçam diversas histórias e seus ensinamentos. Mas, além de conhecerem, é importante que saibam recontá-las com segurança e fluência, reescrevendo-as segundo sua realidade, tendo a capacidade de criarem novas versões. Dessa forma, não apenas estarão trabalhando questões especificas do conto, como também ampliarão seu repertório histórico cultural e suas experiências no convívio social.
 
Objetivo Geral
 
Possibilitar aos educandos a reflexão sobre a importância da leitura e da escrita, enfocando a diversidade textual como recurso necessário à prática de formação de leitores conscientes.
 
Objetivos Específicos

• Assegurar diariamente a leitura;
• Problematizar os textos lidos através de perguntas orais e até escritas;
• Promover a pesquisa no dicionário, do vocábulo desconhecido;
• Favorecer momentos de discussão coletiva, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando a troca de informações;
• Garantir o trabalho em grupo para que os alunos possam ser parceiros, colocando em jogo saberes, tanto nas atividades de escrita como nas de leitura;


Desenvolvimento

O projeto terá duração de três meses . Será realizado da em três etapas, cada etapa terá em média um mês de duração:

1ª Etapa:

A professora através de uma roda de conversa vai fazer uma sondagem sobre o que as crianças sabem sobre a história dos três porquinhos, vai anotar todos os pontos e vai trabalhar seguindo esta linha de raciocínio, levando em consideração a ótica do educando. 
No segundo dia será contada para as crianças a história dos três porquinhos com a utilização de palitoche (teatro de vara). A partir daí serão trabalhadas questões como:
·         As diferenças entre os irmãos, pois todos nós somos diferentes
·         Tipos de Moradia;
·         Família;

2ª Etapa

Depois de serem trabalhados estes aspectos os alunos terão a oportunidade de verem um vídeo da história dos três porquinhos.
Assim, vamos trabalhar no programa Squeak Etoys a formação de desenhos retratados na história (os três porquinhos, o lobo e as casas de palha, madeira e tijolos).
Depois disso, vamos confeccionar um cartaz com história coletiva dos três porquinhos, e trabalharemos com o texto, estrutura do texto: começo, meio e fim, idéia central do texto e moral da história. Vamos trabalhar também com outros textos, tais como: A casa de Vinícius de Morais e a música: A melhor casa do mundo.

3ª Etapa

A partir daí será trabalhado com os alunos, o reconto da história - a verdadeira história dos três porquinhos, e a representação por meio de desenhos, onde vamos falar de valores, cada história tem duas ou mais versões, cada um de nós temos o direito de expressar a nossa versão, ou seja, a forma que enxergamos os fatos.
E para finalizar será feito uma dramatização com o reconto “A verdadeira história dos três porquinhos”.



Culminância: Exposição das ilustrações produzidas pelos alunos no programa Squeak Etoys.





Projeto referente à Turma EMEF - São João Chrisostomo - Informações
Entidade: UFRJ
Curso: Curso de formação continuada de professores do estado do Rio de Janeiro
Local de realização: Cariacica
Módulo: Módulo 01: Apropriação Tecnológica
Oferta: 2012/04

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Ingrid, achei muito legal esse projeto.Acho que você poderia explorar mais isso, divulgar, postar para que seu blog tenha mais movimento, conheço muitos professores que com certeza terão interesse em divulga-lo. Parabéns!
E aí vamos aproveitar a volta as aulas para divulgar esse trabalho?
Http://luskidoca.blogspot.com